segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Ensinar Respeito Crianças
Por Deborah Lambeth
Todo mundo precisa de respeito. Em um mundo onde o mantra atual parece ser "é tudo sobre mim", parece haver uma falta de respeito em diversas áreas, perda de auto-respeito, respeito à propriedade e respeito pelos outros. Se esta é a situação do ponto de vista adulto, então como podemos ensinar as crianças a ter uma atitude de respeito?
A maioria das escolas em toda a América têm vindo a implementar o que eles chamam de "educação do caráter." Embora esta seja uma boa abordagem para o ensino de crianças diferentes traços de caráter bons, acredito que o ensino destas começa e casa e continua muito tempo depois de o currículo tem sido ensinado. O currículo de educação de caráter é composto ensinar as crianças muitos aspectos diferentes da personagem-confiabilidade, responsabilidade, justiça e respeito só para citar alguns. No manual de ensino sobre o respeito, eles listam seis componentes:
* Trate os outros do jeito que você quer ser tratado.
* Seja cortês e educado.
* Escute o que as outras pessoas têm a dizer.
* Não insultar as pessoas, ou ridicularizá-los, ou chamar-lhes nomes.
* Não se intimidar ou pegar dos outros.
* Não julgue as pessoas antes de conhecê-los.
Estas parecem ser princípios básicos de ser uma pessoa em todo bom. Mas como você ensinar uma criança que diz respeito? Existem várias maneiras.
1. Modelagem. Esta é a maneira mais simples as crianças aprendem. Se uma criança ouve a sua opinião sobre não gostar de outras raças, por exemplo, a criança começará a emular isso, também. No flipside, se um dos pais apresenta uma gentileza para com pessoas que são diferentes, a criança começará a ver o mundo como uma oportunidade de aprender diferentes tipos de pessoas.
2. Comece pelo começo da vida de seu filho. Quando as crianças têm idade suficiente para jogar e compartilhar, é importante ensinar as crianças a cuidar de seus brinquedos. Este é um aspecto de ensinar o respeito à propriedade. Ensinar as crianças a compartilhar também é um componente de respeito.
3. Ensine os seus filhos para conversar com as pessoas (não pessoas). Perguntando como o dia de alguém vai, cumprimentar uma pessoa em que eles estão vestindo, etc, se preocupar com algo que a pessoa pode experimentar são formas de ensinar seu filho a respeitar as outras pessoas.
4. Expor a criança a coisas diferentes. Leve seu filho a um festival cultural para que eles possam ver e experimentar as diferenças culturais. Alimentos incomuns, costumes interessantes, diferentes tipos de música e dança pode ser uma maneira de uma criança desenvolve interesse e aceitação de pessoas de diferentes raças e culturas. As diferenças culturais são abundantes nesse país. Ao invés de olhar para baixo sobre as pessoas que são diferentes, observar as diferenças culturais como uma oportunidade para aprender e experimentar algo diferente do seu.
5. Demonstrar respeito. Fazer alguma coisa. Torná-lo uma meta para você e seu filho (ou filhos) para fazer alguma coisa para alguém pelo menos uma vez por mês. Dê suas escolhas de crianças e ajudá-los a decidir o que querem fazer. Pode ser tomada a roupa usada para um abrigo, vendendo limonada na esquina e dando a esses recursos para uma organização que ajuda crianças, ou indo para o seu abrigo local para servir uma refeição para os desabrigados.
6. Ensine seu filho a dizer não. Diga não às drogas, o sexo pré-marital, toques inapropriados, o comportamento indesejado, cigarros, etc, qualquer coisa que teria uma influência sobre seu desenvolvimento físico, social e psicologicamente. Um dos desafios mais difíceis é ensinar uma criança o respeito por si mesmos, mas para uma criança de expor o respeito aos outros, eles têm que aprender a respeitar-se. Isso significa ensinar seu filho que algumas coisas são inaceitáveis. A linha inferior é que todo mundo é digno de ser tratado com respeito, mesmo o indivíduo!
Música Aretha Franklin é um bom que todos nós devemos lembrar, porém, nossa idade! Como um dispositivo mnemônico, você pode querer considerar este um caminho para o seu filho para aprender o respeito:
R-Respeite a si mesmo
E todo mundo merece respeito e bondade.
S-Sócio-econômico não tem qualquer influência sobre se alguém deve ser respeitada.
P propriedade. Respeitar a propriedade de outras pessoas por não abusar ou danificá-lo.
E-Ambiente. Respeitar o meio ambiente por não jogar lixo, conservação e reciclagem.
C-Culturais diferenças devem ser abraçado e não criticado.
T-Coisas. Respeitar as coisas tangíveis e intangíveis que são seus, bem como outros. Respeite as necessidades e desejos dos outros. Respeitar opiniões de outras pessoas.
Respeito não, uma palavra difícil de soletrar, de fato e não uma palavra difícil de implementar qualquer um.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário